A democratização do ensino nos Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia:
um modelo de análise da qualidade da Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.22481/cssa.v14i23.2295Palavras-chave:
Institutos Federais, Educação a Distância (EaD), Democratização do ensino, Qualidade da EaDResumo
Com os avanços da ciência e da tecnologia, a Educação a Distância (EaD) consolida seu importante
papel na democratização do ensino. Para ampliar o acesso à educação profissional, criaram-se os Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os quais encontraram nessa modalidade de ensino um instrumento
para cumprir tal missão. Em tais instituições, a EaD cresce em ritmo acelerado, sem dispor, no entanto, de um
modelo para verificar a sua eficácia. Diante dessa lacuna, o objetivo do presente trabalho é propor um modelo
de análise para avaliar a percepção dos atores (alunos, tutores, professores e gestores) sobre a qualidade da
Educação a Distância nos cursos técnicos dos Institutos Federais. O estudo desenvolveu-se com base em uma
profunda análise bibliográfica, por meio da qual se identificaram modelos de avaliação voltados ao ensino
superior e a aspectos importantes da democratização do ensino. A análise permitiu desenvolver um modelo
que abrange as dimensões “democratização” e “qualidade da EaD”, adaptadas à realidade dos Institutos
Federais. Neste estudo, não se concretiza a aplicação desse modelo, que será utilizado posteriormente para
avaliar os cursos técnicos a distância de um Instituto Federal de ensino. A expectativa é que ele seja um
instrumento útil às instituições, de maneira a garantir, concomitantemente, a democratização do acesso à
educação e a qualidade dos cursos oferecidos.