Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica:
um instrumento gerencial de saúde
DOI:
https://doi.org/10.22481/cssa.v14i23.2300Palavras-chave:
Atenção Básica à Saúde, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Serviços públicos de saúdeResumo
A Atenção Básica à Saúde é estabelecida por meio de ações e métodos que proporcionam a população
serviços de proteção e promoção à saúde, diagnóstico e tratamento de doenças. Consiste em uma estratégia
de reorganização do modelo assistencial oferecido à população como forma de suprir as necessidades nessa
área. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, implementado em
2011, representa uma estratégia para a melhoria assistencial, com atenção voltada ao trabalho das equipes
de Atenção Básica. O objetivo do presente artigo é mostrar o PMAQ-AB, um instrumento de qualificação,
cujo propósito é conhecer as condições de acesso da população aos serviços públicos de saúde e a qualidade
da Atenção Básica, e formar uma cultura de avaliação com base nos indicadores. O texto mostra também o
incentivo financeiro destinado ao Programa, sua reestruturação desde a implantação, e reúne os resultados
alcançados no Brasil, em Minas Gerais e na cidade de Juiz de Fora (MG), iniciadora do Programa no Estado.
A pesquisa é bibliográfica, realizada em livros e artigos sobre o assunto, e resulta também do estudo das
informações do banco de dados do PMAQ-AB disponibilizados no site do Portal da Saúde. A análise
da estrutura e do processo mostra a evolução do Programa desde os primeiros anos de implantação, sua
reestruturação em três fases e um eixo estratégico, a atual forma de adesão das equipes de Atenção Básica, a
nova realidade do acesso e os serviços oferecidos. Os resultados apontam o número de adesões das equipes
e dos municípios ao Programa, a mobilização dos gestores e dos profissionais envolvidos, apresentando um
desempenho satisfatório em termos de inovação e de fortalecimento da Atenção Básica.