POLÍTICAS PÚBLICAS TERRITORIAIS: A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v2i1.3142Palavras-chave:
Território. Congresso Nacional. Novos Municípios.Resumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma análise sobre o Projeto de Lei Complementar 199/2015, aprovado pelo Senado Federal e em tramitação na Câmara Federal, que regulamenta a criação, desmembramento, fusão e incorporação de novos municípios no Brasil. Problematiza sobre três aspectos fundantes do Projeto de Lei: limites mínimos de população, Estudo de Viabilidade Municipal (EVP) e Referendum, considerando os dados do IBGE do Censo Demográfico de 2010 e previsão da população de 2015, bem como os critérios constantes no Projeto de Lei Complementar, foi feito um levantamento populacional de todos os 5.569 municípios e seus distritos. Com o levantamento desses dados foi possível fazer um mapeamento das possibilidades de criação de municípios, por Estado da federação e por regiões brasileiras.
Downloads
Referências
______. Emenda Constitucional no 15 de 12 de setembro1996. Lex: legislação federal, Brasília Disponível em: <www.planalto.gov.br.ccivil-03/constituicao/emendas/EMC/emc15-htm>. Acesso em 23/11/2015
______. Congresso. Senado. Projeto de Lei Complementar – PSL, no 199/2015 de autoria do senador Flexa Ribeiro. Dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, para regulamentar o § 4º do art. 18 da Constituição Federal. Diário Oficial [do] Senado Federal Brasília, DF, 2015.
CASTRO, Iná Elias de. Geografia Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 304p.
ELENALDO, Celso Teixeira. Políticas Públicas: o papel das politicas públicas. Bahia: AATR, 2002. 123p.
GOMES, G. M.; MAC DOWELL, M. C. Descentralização política, federalismo fiscal e criação de municípios: o que é mau para o econômico nem sempre é bom para o social. Texto para discussão n.º 706, Brasília: IPEA, 2000.
IBGE. Estimativas da População Residente com data de Referência em 1º de julho de 2015. Diretoria de Pesquisas (DPE). Coordenação de População e Indicadores Sociais (COPIS). Brasília, 2015.
SANTOS, Milton & SILVEIRA María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001. 471p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.