SOFTWARE QGIS NA PRODUÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS PARA ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE BOQUIRA-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v2i3.4405Palavras-chave:
Cartografia; Mapas temáticos; Software QGIS.Resumo
A Cartografia é uma linguagem para representação e entendimento da realidade. Um dos produtos cartográficos, os mapas temáticos, são importantes elementos de comunicação visual e apresentam conjunto de signos imersos de significados que representam a realidade. A vista disso, esse artigo analisou a viabilidade do software QGIS na produção de mapas temáticos, avaliando a eficácia destes produtos cartográficos como subsídio para compreensão das características da Microrregião de Boquira-BA. Observou-se dados demográficos e econômicos dos anos de 1991, 2000 e 2010. Para tanto, realizaram-se pesquisas bibliográficas, produção de mapas e análise regional, que levaram ao entendimento da microrregião.
Downloads
Referências
FITZ, P. R. Cartografia básica. 2. ed. São Paulo, SP: Oficina de texto, 2008. 143 p.
MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. 5. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2010. 110 p.
MENEZES, P. M. L.; FERNANDES, M. C. Roteiro de cartografia. São Paulo, SP: Oficina de Texto, 2013. 288 p.
MIRANDA, J. I. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. 2. ed. Revista e atualizada. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 425 p.
NOGUEIRA, R. E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 3. ed. Florianópolis, SC: UFSC, 2009. 327 p.
RAMOS, S. R. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: conceitos e tecnologias. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2005. 178 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.