Desenvolvimento rural e políticas públicas de acesso a água no Nordeste: um estudo do programa água para todos em Aracatu-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i1.5372Palavras-chave:
Desenvolvimento Rural , Políticas Públicas , Acesso a águaResumo
O presente estudo busca analisar o desenvolvimento rural por meio das políticas públicas e como essas emergem no espaço rural do Nordeste brasileiro, e toma como base uma pesquisa realizada no município de Aracatu – BA com a implantação do Programa Água para Todos, na construção de cisternas de captação de água da chuva que tem modificado a dinâmica das famílias residents no espaço rural. Utiliza-se como aporte teórico, Alcantara, Costa (2010) Araujo (2000), Schneider (2004). Os procedimentos metodológicos adotados foram: aplicação de questionários, pesquisa documental e elaboração de gráficos, tabelas, quadros e mapas para a análise e considerações do trabalho. Destarte, as políticas públicas de acesso à água têm configurado uma nova realidade para as famílias rurais de Aracatu-BA.
Palavras-chave: Desenvolvimento rural. Políticas públicas. Acesso à água.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. A terra e o homem no Nordeste: Contribuições ai estudo da questão agrária no Nordeste. 7 ed. rev. E aumentada. São Paulo: Cortez, 2005.
ARAÚJO, T. B. Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro: heranças e urgências. Rio de Janeiro. Editora Revan. 2000, 392p.
CARVALHO, D. M. COSTA, J. E. BRITO, V. A. Crédito rural voltado à agricultura familiar e ao desenvolvimento espacial em Sergipe. In: CARVALHO, D. M. ALCANTARA, F. V. COSTA, J. E. Contextos do Espaço Rural no Nordeste. São Cristóvão: Editora UFS, 2014. p 67-98.
IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.
IRPAA. A Busca da Água no Sertão: Convivendo com o Semi-Árido. Juazeiro, BA: IRPAA, 2001.
SCHNEIDER, S. A abordagem territorial do desenvolvimento rural e suas articulações externas. Sociologias, Porto Alegre, ano 6, nº 11, jan/jun 2004, p. 88-125.
SILVA, J. L. SILVA, L. O. CARVALHO, D. M. Políticas públicas voltadas ao homem simples do Nordeste: caso dos assentados do Nossa senhora Aparecida e Jacaré-Curitiba/ SE. In: CARVALHO, D. M. ALCANTARA, F. V. COSTA, J. E. Contextos do Espaço Rural no Nordeste. São Cristóvão: Editora UFS, 2014. p 133-156.
SOUZA, M. L. A teorização sobre o desenvolvimento em uma época de fadiga teórica, ou: sobre a necessidade de uma “teoria aberta” do desenvolvimento sócio-espacial. In: Território. Nº 1, VOL, 1 – JUL/DEZ. 1996. p.5-22
SOUZA, R. S. S. O desenvolvimento territorial rural e as políticas agrícolas nos municípios sergipanos de Simão Dias e de Poço Verde: Os territórios rurais sobre o dilema produtivista e as estratégias de ação coletivo-Institucional. In: CARVALHO, D. M. ALCANTARA, FV. COSTA, J. A. Desenvolvimento territorial, agricultura e sustentabilidade no nordeste. São cristovão: Editora UFS, 2010. p 245-274.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.