O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM CIDADES PEQUENAS DO NORDESTE DO BRASIL: O CASO DE ALCÂNTARAS E FRECHEIRINHA/CE
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i3.5744Palavras-chave:
Cidades pequenas. Programa Bolsa Família. Beneficiários.Resumo
O presente trabalho é um estudo sobre os impactos do Programa Bolsa Família (PBF) em duas cidades pequenas da Região Metropolitana de Sobral: Alcântaras e Frecheirinha. Para a realização desta pesquisa, realizamos trabalhos de campo e aplicação de questionários. São duas cidades com predomínio de atividades econômicas distintas. No entanto observamos que o PBF representa uma importante fonte de rendimento as famílias das duas cidades, que é utilizado na aquisição de bens e serviços, aumentando também o seu poder de compra, que por sua vez estimula a produção dos setores de atividades. Essa rotatividade tem impulsionado a economia gerando emprego e renda no comércio local e nas cidades vizinhas, impactando na vida de beneficiários e não beneficiários.
Palavras-chave: Cidades pequenas. Programa Bolsa Família. Beneficiários.
Downloads
Referências
BARROS, R. P. de et al,.Determinantes da queda da desigualdade de renda no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea ,2010 (Texto para Discussão, n. 1.460).
BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia Urbana. Fundação Caloutes Gulbenkian, Lisboa, 1980.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário: Relatório de Informações Sociais RI. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/ri/relatorios/mds/index.php. Acesso em: ago.2019.
BRASIL. Plano Brasil Sem Miséria- PBSM. Disponível em: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/nucleo/grupo.php?id_grupo=69. Acesso em 08 de junho de 2018.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CASTRO. Josué de. Geografia da Fome: o dilema brasileiro: pão ou aço.- Rio de Janeiro, 1984.
COSTA, Ellem A. C; SCHOR, Tatiana. Redes Urbanas, Abastecimento e o café da manhã de idosas na cidade de Tefé. Amazonas: Elementos para a análise de Alimentação no Brasil. In: Hygeia, v. 9, n. 17, p. 52-73, dez, 2013.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil?. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1984.
EIDELWEIN, Karen. Economia Solidária: a produção dos sujeitos (des)necessários. Jundiaí, Paco Editorial: 2011.
GOMES, G. M. Velhas secas em novos sertões: continuidade e mudanças na economia do semi-árido e dos cerrados nordestinos. Brasília: Ipea, 2001.
IANNI, Octávio. O príncipe eletrônico. Departamento de Filosofia e Ciências Humanas- Unicamp- 13081-970- Campinas- SP. Perspectivas, São Paulo. 22: 11-29, 1999.
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 1991. Disponível em: http:// http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000. Acesso em maio de 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas no Brasil. (2016). Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=299700. Acesso em abr. 2019
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Biblioteca. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em maio de 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000. Disponível em: http:// http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000. Acesso em maio de 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?codmun=230050>. Acesso em: 07/05/ 2019.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em maio de 2019.
IPEA- INATITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA. A década inclusiva (2001- 2011): desigualdade, pobreza e políticas de renda. Brasília: Ipea, 25 set. 2012. (Comunicados do Ipea, n.155).
IPECE – Instituto de Pesquisa Econômica e Estratégia do Ceará. Perfil Básico Municipal – PBM 2017: Alcântaras. Disponível em: http//: www.ipece.gov.ce. Acesso em 12/09/2018.
IPECE. Perfil Básico Municipal – PBM 2014: Frecheirinha. Disponível em: http//: www.ipece.gov.ce. Acesso em 12/90/2018.
JANNUZZI, Paulo de Martino; PINTO, Alexandre Rodrigues. Bolsa Família e seus impactos nas condições de vida da população brasileira: uma síntese dos principais achados da pesquisa de avaliação de impactos do Bolsa Família II. In: CAMPELLO, T.;
NERI, M. C. (Org.). Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília, DF: IPEA, 2013. p. 179–192.
OLIVEIRA, Pedro de. Religião e dominação de classe: gênese e função do catolicismo romanizado no Brasil. Editora Vozes. Petrópolis, 1985.
REGIÃO METROPOLITANA DE SOBRAL- RMS. Disponível em: http://www.pduisobral.com.br. Acesso em 07 de abril de 2019.
SANTANA, Antonia Neide Costa. O urbano no semiárido: pequenas cidades do Ceará em discussão. In: FREITAS, Nilson Almino de; JÚNIOR, Marta Maria; HOLANDA, Virgínia Célia Cavalcante (organizadores) Múltiplos olhares sobre a cidade e o urbano: Sobral e Região em Foco. Sobral: UECE/UVA, 2010.
SANTANA, Jomar Álace. A evolução dos programas de transferência de renda e o Programa Bolsa Família. Seminário População, Pobreza e Desigualdade, Belo Horizonte, p. 1-19, 2007.
SANTOS, Milton. O período técnico-científico e os estudos geográficos. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v.4, p.15-20, 1985.
SANTOS, Milton. A redescoberta da Natureza. Revista Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, V. 6, n. 14, jan/abril, 1992.
SANTOS, Milton A Natureza do Espaço: Técnica e tempo, Razão e Emoção.- 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SANTOS, Milton. A responsabilidade social dos geógrafos. Jornal de geografia, Uberaba, out, 1985.
SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira.-5. ed., 3. reimpr.- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
SANTOS, Milton As cidadanias mutiladas. In: LENAR, Julio (org.). O preconceito. São Paulo. Imprensa Oficial do Estado, 1997.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão.- São Paulo: Nobel, 1987.
SANTOS, Milton. O Período Técnico-científico e os Estudos Geográficos. Geografia 4: 15-20, 1990.
SANTOS, Milton. O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo.- 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.-22ª. ed.- Rio de Janeiro: Record, 2012.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. ―18a ed.- Rio de Janeiro: Record, 2014.
SILVA, M. Ozanira da Silva e; GUILHON, Maria Virgínia Moreira. O Bolsa Família no contexto da proteção social: significado e realidade das condicionalidades e do Índice de Gestão Descentralizada no Estado do Maranhão. In: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (Org.). Avaliação de políticas públicas: reflexões acadêmicas sobre o desenvolvimento social e o combate à fome. Brasília: MDS, 2014, p. 75-99.
WEISSHEIMER, Marco Aurélio. Bolsa Família: avanços, limites e possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.