Impactos socioambientais na Amazônia Oriental: um olhar a partir da atividade siderúrgica na comunidade Piquiá de Baixo - Açailândia (MA)
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v3i4.5781Palavras-chave:
Impactos socioambientais. Siderurgias. Piquiá (MA)Resumo
Este trabalho aborda a questão do desenvolvimento econômico, buscando enfatizar a implantação de grandes projetos na Amazônia Oriental, em especial, os empreendimentos siderúrgicos, além disso, retrata os impactos decorrentes de tais iniciativas. Dessa forma, o objetivo central deste estudo é analisar o processo de implantação de siderúrgicas na cidade de Açailândia - MA e as consequências não só ambientais, como também sociais, culturais e territoriais que acabam por afetar diretamente as populações adjacentes, em especial a comunidade Piquiá de Baixo. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo, adotou-se como estratégias metodológicas, a pesquisa bibliográfica, além da observação simples e a análise de dados levantados junto à comunidade.
Downloads
Referências
BECKER, B. K. Dinâmica urbana na Amazônia. In: ______Clécio Campolina Diniz, Mauro Borges Lemos. Economia e território. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, p. 401-428.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 1ed. – 17 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.
GUERRA, E. L. A. Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Informações estatísticas sobre o município de Açailândia/MA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2019.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009.
PESTANA, T. V. Os impactos socioambientais decorrentes da atividade siderúrgica na comunidade Pequiá de Baixo em Açailândia/MA. (Dissertação de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento). Centro universitário Univates, 2013. 133p.
REDE JUSTIÇA NOS TRILHOS. Piquiá de Baixo luta há 10 anos por reassentamento longe da poluição. Disponível em: http://justicanostrilhos.org/2018/01/22/piquia-de-baixo-luta-ha-10-anos-por-reassentamento-longe-da-poluicao. Acesso em: 18 fev. 2019.
ROCHA, M. R. V. S; SILVA, D. C. O; LOIOLA, E. AMAZÔNIA ORIENTAL: impactos socioambientais em Pequiá de Baixo no Município de Açailândia-MA. Acta ambiental catarinense, v. 12, n. 1/2, p. 1-14, 2015.
SOUSA, J. M. Aspectos históricos da urbanização de Imperatriz. In: _____ A cidade na região e a região na cidade: a dinâmica socioeconômica de Imperatriz e suas implicações na região Tocantina. Imperatriz, MA: Ética, 2009.
SOUSA, F. C; VACOVSKI, E; SOARES, F. S. PEQUIÁ DA CONQUISTA: a vitória dos de baixo contra os gigantes de ferro. Observatório, v. 3, n. 2, p. 417-453, 2017.
VIEIRA, S. Açailândia, eixo do Maranhão Imperatriz: Ética Editora, 2010. Disponível em: <www.justi_canostrilhos.org>. Acesso em: 15 abril. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.