Geografia e trabalho; teoria e método
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v4i4.6003Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre a ciência geográfica e a categoria trabalho, objetivando as dimensões teórica e metodológica que envolve o debate. A respeito da teoria, a discussão seguiu no sentido de entender os significados do valor-trabalho e da relação sociedade natureza, bem como as possibilidades de sua inserção na análise geográfica. A respeito do método, a discussão se orientou no debate sobre a dialética e sua constituição a partir de Hegel e Marx, demonstrando como que ela é o resultado interpretativo das contradições reais estabelecidas no interior da relação capital-trabalho, própria da sociedade moderna. Por fim, o texto conclui com um chamado à repensar a importância da centralidade do trabalho para a Geografia.
Downloads
Referências
COSTA, W. M. da; MORAES, A. C. R, Geografia Crítica: A Valorização do Espaço, São Paulo, HUCITEC, 1984.
GEORGE, Pierre. Populações Ativas. São Paulo; DIFEL, 1979.
HARVEY, David. A Produção Capitalista do Espaço. São Paulo: Annablume, 2005
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito (parte I). Petrópolis: Vozes, 2000.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Grupo “As (im)possibilidades do urbano na metrópole contemporânea”, do Núcleo de Geografia Urbana da UFMG (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão : início - fev. 2006.
LUKÁCS, Gyögy. Para uma Ontologia do Ser Social, 2. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos de 1857-1858: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. 1, t. 1.
MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia, pequena história crítica. – São Paulo; HUCITEC, 2002.
MOREIRA, Ruy, “Trabalho e Movimentos Sociais no Brasil: um diálogo possível no âmbito da luta emancipatória?”, In: II Jornada sobre o Trabalho. Caderno de Textos – Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT), Presidente Prudente, CEGeT, 2001.
ROCHEFORT, Renée. Le Travail en Sicile: Étude de Géographie Sociale; Presses Universitaires de France, Paris, 1961.
THOMAZ Junior, Antônio, “Por Uma Geografia do trabalho”, Revista Pegada Eletrônica (Geografia), Vol. 3 (edição especial), Presidente Prudente, CEGET, 2002
VALLAUX, Camille. Les Sciences Géographiques. Paris; F. Alcan, 1929.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.