Retrato preliminar do território do alto sertão sergipano pelos dados do censo agropecuário 2017
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v4i3.6748Palavras-chave:
Alto sertão sergipano. Censo agropecuário. Agricultura familiar.Resumo
O conhecimento sobre a dinâmica econômica rural do território brasileiro consiste em um ponto fundamental em um país em que a produção agropecuária se destaca como principal setor econômico e é a principal fonte de sobrevivência de famílias de baixa renda. O presente artigo consiste em um retrato preliminar sobre o espaço rural baseado nos dados do censo agropecuário realizado em 2017-2018, limitando-se ao recorte espacial do Território de Planejamento do Alto Sertão de Sergipe. Para realização de tal estudo, foram selecionadas tabelas especificas disponíveis pelo Sidra – Censo agropecuário, utilizando-se variáveis que representassem o quadro geral da área de estudo, relacionadas especialmente a estrutura fundiária, lavouras temporárias e permanentes e a produção pecuária.
Downloads
Referências
AGROPECUÁRIO, IBGE Censo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2017.
ARAÚJO, Hélio Mário de. Clima e Condições meteorológicas. SANTOS, Vera Maria dos. Geografia de Sergipe. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2012.
BRASIL, Lei. 11.326, de 24 de Julho de 2006. Estabelece as diretrizes para formulação da política nacional da agricultura familiar e empreendimento familiares rurais, Diário Oficial da União-Seção, p. 1-25, 2006.
CAMARGOS, L. R.; GOIS, R. M.; NÓBREGA, W. Anuário Socioeconômico de Sergipe. Grupo de Pesquisa em Análise de Dados Econômicos. Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe. Ano, p. 2526-895, 2017.
DELGROSSI, M.E. Algoritmo para delimitação da agricultura familiar no censo agropecuário 2017, visando a inclusão de variável no banco de dados do censo, disponível para ampla consulta. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasília. Disponível em <https://sidra.ibge.gov.br/Content/ Documentos/CA/Metodologia%20Agricultura%20 familiar%20(IBGE)%20DelGrossi%20final%205jun2019.pdf>. Acesso em: 10/04/2020.
SANTOS, L. Elder. Contribuições teóricas sobre os principais sistemas meteorológicos em sergipe. Revista Geonorte, v. 3, n. 8, p. 502–514-502–514, 2012.
MUÑOZ, A.M; PINTO, A. F; NASCIMENTO, C.G. Plano de desenvolvimento regional do estado de Sergipe. Editora IABS, Brasília-DF, Brasil - 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.