A paisagem e a produção do espaço no entorno do lago de Furnas no sul de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v4i4.6943Resumo
Os objetivos do presente trabalho são entender as transformações na paisagem a partir da construção da represa de Furnas, no sul de Minas Gerais, e porque a população de Alfenas usa tão pouco o lago como opção de lazer e turismo no próprio local, fazendo uso em outros municípios banhados pelo lago. Com efeito, o uso do lago em Alfenas acaba ficando mais restrito à população dos bairros periféricos no entorno. Parte-se do pressuposto que em Alfenas a infraestrutura é inferior em ralação aos outros municípios banhados pelo lago, assim como o apoio ao lazer e ao turismo, mas que além disso há um componente acerca da paisagem que é considerada inferior comparativamente aos municípios da parte norte do reservatório.
Downloads
Referências
BECKER, Bertha K. e EGLER, Claudio A. G. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
CLAVAL, Paul. A paisagem dos geógrafos. In: CORRÊA, Roberto L. e ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia cultural: uma antologia (I). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012, p. 245-276.
CARVALHO, Lárame S.; NOGUEIRA, Marly T. Memórias alagadas: a construção da hidrelétrica de Furnas e a submersão da vida. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Sociais, Universidade Federal de Alfenas, 2015.
CORRÊA, Roberto L. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
COSGROVE, Denis. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: CORRÊA, Roberto L. e ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Geografia cultural: uma antologia (I). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012, p. 219-238.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago de Furnas: Relatório parcial 4: diretrizes para os instrumentos de gestão. Alfenas: 2013.
LEFEBVRE, Henri. La producción del espacio. España: Capitán Swing, 2013.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2006.
LEMOS JÚNIOR, Clésio B. A implantação da usina hidrelétrica de Furnas e suas repercussões: estudo sobre a territorialização de políticas públicas. Dissertação em Geografia. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2016.
MARTINS, Marcos Lobato. Olhares sobre o “Mar de Minas”: percepções dos moradores de Alfenas e Fama relativas ao lago de Furnas (1963-1999). Ambiente & Sociedade, Campinas, v. XIII, n. 2, jul.-dez. 2010, p. 347-363.
OPERADOR NACIONAL DO SISTEMA ELÉTRICO (ONS). Avaliação da operação da UHE Furnas nas cotas mínimas de 755 m, 758 m, 760 m e 762 m. Rio de Janeiro, março 2020.
POZZER, Carlos E.; FERRÃO, André Munhoz de A. O Plano de Desenvolvimento do Lago de Furnas de 1975: o desafio da integração regional. Revista Interações, Campo Grande, MS, v. 19, n. 4, p. 871-887, out.- dez. 2018.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALFENAS. Leitura técnica do Plano Diretor de Alfenas. Alfenas: 2006.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALFENAS. Secretaria Municipal Turismo Alfenas. Disponível em http://turismoalfenas.blogspot.com/2009/09/rampa-nautica.html, acesso em 17 jun. 2020.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Edusp, 2007.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2006.
SEABRA, Odette C. de Lima. A insurreição do uso. In: MARTINS, José de Souza (org.). Henri Lefebvre e o retorno à dialética. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 71-86.
SMITH, Neil. Desenvolvimento desigual: natureza, capital e produção do espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.
STEINKE, Valdir A. et al. Geografia e Fotografia: apontamentos teóricos e metodológicos. Brasília: LAGIM/UnB, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geopauta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License. que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.