A difusão do método de Lachamnn em França: a edição da Vie de Saint Alexis de Gaston Paris (1872) (The diffusion of Lachmann’s method in France: the edition of Gaston Paris’ Vie de Saint Alexis (1872))
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.15182Resumo
O artigo que se segue tem por objetivo demonstrar como se deu a difusão do método de crítica textual de Karl Lachmann em França, após ele aí ter sido introduzido pelo filólogo Gaston Paris, especificamente por meio de sua edição do poema Vie de Saint Alexis, publicado em 1872. A edição parisina do Vie de Saint Alexis inaugura a prática crítica baseada em uma edição de fato metódica, que deixa de lado como recurso extraordinário o emprego do iudicium com o fim de selecionar variantes textuais. A edição crítica do Vie de Saint Alexis saiu no primeiro número de Romania, em 1872, e é nesse ilustre periódico que se pode acompanhar a lenta, mas persistente difusão do método lachmanniano em terras francesas e é essa lenta penetração o que se demonstrará por meio de nosso estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos da Língua(gem)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.