Características da comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) usuárias de língua de sinais (Communication characteristics of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) users of sign language)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.12948Resumo
Esta investigação teve como objetivo sistematizar as evidências sobre características comunicativas apresentadas por pessoas com TEA, usuárias de língua de sinais. A metodologia consistiu em revisão integrativa da literatura, com busca de artigos científicos nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science e Embase, sendo incluídos artigos originais ou de revisão publicados em periódicos revisados por pares, em português, inglês ou espanhol, que disponibilizassem texto integral, abrangendo pessoas com TEA usuárias de língua de sinais como primeira língua. Foram analisados 11 artigos, cujos resultados apontam para sinalização de indivíduos com TEA correspondentes a manifestações observadas na oralidade, como ecolalias, particularidades no uso de pronomes, compreensão e uso de expressões faciais, prejuízos na Teoria da Mente e linguagem expressiva reduzida. As especificidades nos aspectos comunicativos em línguas de sinais referem-se à reversão da orientação da palma da mão em 180° e dificuldades no uso de classificadores e verbos direcionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos da Língua(gem)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.