A Retórica das paixões: um estudo de caso sobre o discurso intolerante (The Rhetoric of passions: a case study on intolerant discourse)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.15257Resumo
Parte de uma pesquisa mais ampla sobre o debate em torno do tema da imigração na imprensa francesa, este artigo tem como foco o recorte específico representado pelo pathos de ressentimento na Retórica da Conspiração em artigos opinativos do cotidiano Le Figaro. O lapso temporal foi de 2012 a 2017, contemplando eleições em que se revezaram no poder diferentes tendências ideológicas na França. Foram selecionados todos os artigos de opinião desse período que contivessem a palavra-chave “imigração”, o que resultou na análise de 345 artigos. Concluiu-se que o pathos de ressentimento, no interior da Retórica da Conspiração, pode vir acompanhado de outros afetos, como os diversos medos identitários apontados por Charaudeau (2016). Além do mais, observou-se que, na análise do pathos, pode ser importante, para a sua caracterização, a remissão a outras provas retóricas, como a do ethos (ethosde expert) e do logos (argumento da direção), bem como a menção a elementos dóxicos próprios das matrizes ideológicas do discurso político.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos da Língua(gem)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.