Efeitos de sentido de “Deus, pátria e família” em acontecimentos discursivos de 2013 a 2022 no Brasil: um recorte de memória (Effects of meaning of “God, Fatherland and Family” on discursive events from 2013 to 2022 in Brazil: a clipping of memory)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v22.15197Resumo
Neste trabalho, apresentamos recorte de resultados de pesquisa que analisa efeitos de sentido do slogan “Deus, pátria e família” em acontecimentos históricos e discursivos, relacionados à política brasileira, entre os anos de 2013 e 2022. Quanto a materiais e métodos, a abordagem foi qualitativa; o objetivo, descritivo/interpretativo; os procedimentos, análise discursiva do slogan “Deus, pátria e família”. Ocorpus discursivo foi constituído de excertos de livros e manifestos, de um lado; e materialidades verbais e imagéticas extraídas de plataformas digitais, de outro. Na análise dos efeitos de sentido do slogan “Deus, pátria e família” em acontecimentos históricos e discursivos de 2013 a 2022, no Brasil, mobilizamos pressuposto teóricos da Análise de Discurso. Os resultados mostraram que, em diferentes condições de produção, os efeitos de sentido do slogan “Deus, pátria e família” produzidos na formação ideológica da extrema direita a que estão ligadas os movimentos fascista e nazista, na Europa, e o movimento integralista no Brasil, no início do século XX, prosseguiram, no encontro de uma memória e de uma atualidade, prefigurando as manifestações de junho de 2013, o Impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e as eleições de 2018, e configurando o governo de Jair Bolsonaro de 2019 a 2022.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos da Língua(gem)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Estudos da Língua(gem) concordam com os seguintes termos:
Estudos da Língua(gem) mantém os direitos autorais das contribuições publicadas e disponibiliza seu conteúdo gratuitamente por meio do portal. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, com reconhecimento de autoria e créditos de publicação inicial nesta revista, indicando endereço online.