As placas veiculares e a relação com a Função Exponencial: uma experiência na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9771

Palavras-chave:

Ensino remoto, Formação inicial, Função exponencial

Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência vivenciada por licenciandos de Matemática no desenvolvimento de uma oficina intitulada “Um tour pela história das placas veiculares e sua relação com a função exponencial”, a qual foi realizada no período pandêmico, por meio do ensino remoto no Colégio Estadual Isaías Alves, na cidade de Poções - Bahia. A oficina faz parte de uma das ações de extensão do Laboratório de Ensino de Matemática, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e teve como objetivo aproximar o licenciando em Matemática do contexto escolar. Nesse relato foram apresentados os momentos da oficina, bem como as práticas que estes graduando desenvolveram no contexto do ensino remoto. O trabalho traz reflexões acerca das contribuições das ações de extensão na formação inicial de professores, além de pensar sobre o trabalho de temáticas do cotidiano relacionadas com conteúdos matemáticos e o uso de tecnologias digitais no contexto da aula de Matemática.

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Biografia do Autor

Nadia Alves Brito, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDCEM) da UESB.

Jérfesson Santos Moreira, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é integrante do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB.

Jabson Costa Santos, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é integrante do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB.

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Doutor em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho”(UNESP)/Rio Claro (2020) e professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) (2012). Líder do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB.

Referências

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Alves Brito, N., Moreira, J. S. ., Santos, J. C., & Silva, J. N. D. da. (2021). As placas veiculares e a relação com a Função Exponencial: uma experiência na formação docente. INTERMATHS, 2(2), 328–339. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9771

Edição

Seção

Dossiê