Anúncios

Edição Atual

v. 7 n. 3 (2022): (set./dez.) - Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina
					Visualizar v. 7 n. 3 (2022): (set./dez.) - Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina

Organizadoras(es) do Dossiê:

Dra. Célia Aparecida Bettiol - Universidade do Estado do Amazonas - Brasil

Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva - Universidade Federal Fluminense - Brasil

Dr. Luciano Cardenes Santos - Universidade Federal de Goiás - Brasil

Capa: Arissana Pataxó - Artista plástica brasileira da etnia pataxó. Nascida em Porto Seguro, Bahia, Arissana conta ter vivido “às margens do rio”, e que suas primeiras referências de arte vieram dessas memórias. Aos 16 anos, mudou-se para a aldeia urbana de Coroa Vermelha.

Publicado: 2022-12-30

EXPEDIENTE

DOSSIÊ

  • Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11859
    Paulo de Tássio Borges Silva, Célia Aparecida Bettiol, Luciano Cardenes Santos (Organizadores)
    01-06
  • “Inteirando” a Língua: O Patxohã e suas paisagens híbridas no Território Kaí-Pequi (Comexatiba)

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11555
    Paulo de Tássio Borges Silva (Autor)
    07-24
  • Da Aldeia à Academia, da Academia à Aldeia: os desafios da Universidade frente às demandas dos Povos Originários

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11593
    Claudecir dos Santos, Maria Silvia Cristofoli (Autor)
    25-44
  • Potencialidades da Educação Intercultural na Aldeia Muã Mimatxi

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11259
    Maria Regina Lins Brandão Veas, Karla Cunha Pádua (Autor)
    45-63
  • Escola Pẽptykre Parkatêjê: saberes dialogados a partir das pinturas Gavião

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11536
    Elizete de Lima Queiroz, Ribamar Ribeiro Júnior (Autor)
    64-86
  • Escolas e professores indígenas: Reflexões sobre a formação e o uso das línguas indígenas

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11597
    Célia Aparecida Bettiol (Autor)
    87-101
  • Experiências com o magistério indígena em Angra dos Reis: tessituras em educação, cultura e diferença

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11539
    William de Goes Ribeiro, Renata Lopes Costa Prado, Silmara Lídia Marton (Autor)
    102-121
  • Tradução e Diferença na construção do Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Escolar Indígena

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11598
    Paulo de Tássio Borges Silva, Rosilene Cruz de Araújo, José Carlos Batista Magalhães (Autor)
    122-139

ARTIGOS LIVRES

  • Trajetória e meandros da Educação Escolar Indígena em países colonizados por Espanha

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11223
    Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues (Autor)
    140-166
  • A educação das relações étnico-raciais no currículo praticado em uma escola no campo

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11207
    Benedito Eugenio, Catiana Nery Leal (Autor)
    167-180

RESENHAS

  • Contribuições do livro "A lei 11.645/08 nas artes e na educação: perspectivas indígenas e afro-brasileiras"

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11331
    Mônica Tamiris Pereira Cruz (Autor)
    181-184
  • Da cientificidade de Milton Santos ao ativismo de Boaventura: mote para problematizar fronteiras

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11512
    Alexandre de Oliveira Fernandes (Autor)
    185-189
  • Educação para as Relações Étnico-Raciais, Diversidades e Educação

    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v7i3.11387
    Andreia dos Reis Almeida (Autor)
    190-194
Ver Todas as Edições