A ABORDAGEM BLENDED ONLINE POPBL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4115Abstract
Este artigo tem por objetivo investigar as implicações da abordagem Blended Online POPBL (Project Organized and Problem Based Learning) como estratégia educacional para a formação inicial de professores capazes de refletir criticamente sobre suas ações pedagógicas, seu contexto de atuação e sobre os aspectos atitudinais da profissão de docente. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo por meio de uma pesquisa que analisou os fenômenos que ocorreram com a implantação da abordagem Blended Online POPBL como estratégia pedagógica na disciplina de “Introdução à Computação” no primeiro ano de um curso de licenciatura em Química. A coleta de dados se deu pela aplicação de questionários e coleta de documentos. A pesquisa evidenciou que a abordagem Blended Online POPBL mostrou-se eficiente como uma alternativa metodológica capaz de promover saberes fundamentais para o exercício da profissão de docente, visando modos de comportamentos que não sejam reduzidos à racionalidade técnica e conteudista.