A dimensão da participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas municipais em Salvador

Autores

  • Jair Nascimento Santos
  • José Santos de Jesus

Palavras-chave:

Conselho escolar, Gestão participativa, Participação

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de dissertação do curso de Administração Estratégica, da Universidade Salvador, realizada em 2006, envolvendo a temática participação. Aborda a dimensão da participação da comunidade escolar (pais, alunos, professores, funcionários e gestores) na gestão das escolas públicas municipais em Salvador. Por meio do método estudo de caso, utilizou-se o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) que, segundo Amaral Sobrinho e Xavier (1999), é um instrumento gerencial construído coletivamente, como principal indicador da participação da comunidade escolar na gestão. O resultado apresenta formas objetivas e subjetivas que dificultam o envolvimento do Conselho Escolar (CE) na gestão numa perspectiva emancipável e a dimensão em que se encontra a participação da comunidade escolar na gestão das escolas públicas municipais em Salvador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-03-15

Como Citar

SANTOS, Jair Nascimento; JESUS, José Santos de. A dimensão da participação da comunidade escolar na gestão de escolas públicas municipais em Salvador. Práxis Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 29–54, 2007. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/529. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático