A contribuição da universidade para a formação do sujeito moral

Autores

  • Fernanda Santos Bastos

Palavras-chave:

Consciência moral, Disciplina, Educação universitária, Formação docente, Sujeito ético-moral

Resumo

Este estudo examina a relação entre a formação da consciência moral e o trabalho pedagógico da universidade. O desenvolvimento do trabalho agrega o entendimento da escola moderna como principal agência formadora do sujeito ético-moral, sendo essa tese assumida no discurso legal na educação contemporânea. Assim, discute-se a formação de professores face aos desafios da constituição do sujeito moral. Diante das análises, afirmamos as limitações da escola no que concerne à constituição dos elementos necessários à consciência moral, seja ela heterônoma ou autônoma.

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Como Citar

BASTOS, Fernanda Santos. A contribuição da universidade para a formação do sujeito moral. Práxis Educacional, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 173–190, 2010. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/582. Acesso em: 14 maio. 2025.