SERIAM OS FUNCIONÁRIOS ACRÍTICOS E DESCONHECEDORES DO QUE FAZ UM ESTUDANTE GOSTAR DE SUA ESCOLA?
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5891Palavras-chave:
Educação escolar, Gosto pela escola, Percepções dos funcionáriosResumo
Embora tenham conquistado reconhecimento de que também são educadores, os funcionários das escolas ainda são pouco frequentes em pesquisas sobre como sujeitos da educação escolar pensam e atuam. Dito isso, fizemos a indagação aos funcionários de escolas públicas soteropolitanas sobre quais fatores ou aspectos fariam um estudante gostar de sua escola. O material empírico foi constituído por 37 respostas à pergunta “o que faz um aluno gostar de sua escola?” e analisado segundo inspiração da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em oito grupos característicos: múltiplos fatores, assistencialista ou bom tratamento, ensino-aprendizagem, qualidade empresarial-tecnicista, estrutura concomitantemente com ensino-aprendizagem, localidade (segurança), futuro dos discentes, e os próprios alunos. Percebemos também que quase um terço dos funcionários consideram vários fatores agindo concomitantemente pelo bem estar dos estudantes, embora por vezes inspirados de ideias neoliberais. Com tais análises, concluímos que esses funcionários não estão alheios aos problemas (e acertos) das escolas, sendo sujeitos heterogêneos, ativos e críticos.