RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE O FUTURE-SE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6009Palavras-chave:
Política Educacional, Organização Social, Future-seResumo
Este artigo busca analisar, no contexto do capitalismo contemporâneo, alguns movimentos no âmbito da política educacional do atual governo federal dedicando-se ao recente programa Future-se, destinado à educação superior. Tal análise é realizada a partir da revisão histórica do avanço do capitalismo, especialmente na América Latina, com foco no Brasil. Os eixos do programa são abordados, em especial o que trata das Organizações Sociais, cuja tendência se configura como mecanismo de subsídio público a instituições geridas por organismos privados como uma alternativa de gestão para a educação pública brasileira. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e à análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias. Nas considerações, apresentamos as consequências para a educação no contexto atual.
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