O QUE SERÃO OS THAM’S? AVALIAR/INTERVIR A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6013Palavras-chave:
Consciência metalinguística, Avaliação, IntervençãoResumo
Operacionalizamos o constructo consciência metalinguística e apresentamos três testes (THAM's, testes de habilidades metalinguísticas), provas ou recursos, que permitem analisar esta competência. Consideramos esta capacidade importante e passível de ser promovida desde a infância. Assim, a proposta aventa ferramentas para três faixas etárias distintas: para crianças, o THAM-1, para adolescentes, o THAM-2 e para adultos, o THAM-3. Estes recursos são adaptações para o português europeu dos MAT's (acrónimo de Metalinguistic Awareness Tests), originais em versão italiana, de Pinto (cf. Matel project), com versões em várias línguas, mundialmente disseminados, mesmo por via de um projeto europeu, MATEL. Ao nível nacional, já se encontram em circulação, pela publicação de um livro, estando em curso diversas investigações.
Downloads
Referências
CULIOLI, Antoine. Pour une linguistique de l'énonciation: opérations et représentations. Paris: Ophrys. 1990.
FIGUEIRA, Ana Paula ; PINTO, Maria Antonieta. Consciência metalinguística: teoria, desenvolvimento e instrumentos de avaliação. Lisboa: Psiclínica, 2018.
MATEL, https://www.pintomatel.com/ e https://www.facebook.com/MATEL-LLP-European-project-1593940834180210/?pnref=story
PINTO, Maria Antonieta. La consapevolezza metalinguistica: teoria, sviluppo, strumenti di misurazione. Pisa, Roma: Instituti Editoriali e Poligrafici Internazionali, 1999.
PINTO, Maria Antonieta (sd). http://www.editricesapienza.it/node/7561