STUDY ABOUT THE APPRECIATION OF TEACHING FROM THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS WHO WORK IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE PUBLIC AND PRIVATE NETWORK OF SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6382Palavras-chave:
Educação Continuada, Educação Básica, Ensino, Valorização ProfissionalResumo
A busca pela valorização do profissional docente compreende o enriquecimento de suas competências que se dá através da formação continuada, aumentando os atributos do professor em exercício bem como uma melhor qualidade de ensino no processo ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo foi obter um parâmetro entre os professores da rede pública e rede privada do estado de Sergipe sobre as dificuldades, impedimentos e as iniciativas pessoais para a busca da formação continuada. Para obter dados e resultados, optamos pelo método descritivo qualitativo e utilizamos como instrumento de pesquisa o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, que alcançou sessenta docentes de ambas as redes de ensino. Os resultados apontaram que devido à falta de tempo disponível, à sobrecarga de responsabilidade, extensa jornada de trabalho, entre outros são as atuais provocações e impedimentos a superar. Os entrevistados em sua maioria apontaram que buscam por iniciativa própria atualizar-se principalmente através de palestras, cursos de capacitação, seminários, encontros, congressos e cursos de aperfeiçoamento; sendo os cursos a distância, colóquios e programas os menos procurados. As modalidades de formação continuada apontados como mais eficientes foram os cursos de aperfeiçoamento e os cursos de capacitação. É necessário, portanto a constante reflexão, a busca por novos conhecimentos e competências para melhor qualificar e valorizar o profissional docente, potencializando o ensino ao nível de qualidade na educação escolar.
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