Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade

Autores

  • Ana Sheila Fernandes Costa
  • Abdeljalil Akkari
  • Rossana Valéria Souza Silva

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de campo realizada com professores em exercício em escolas públicas e privadas nos estados de Goiás e Minas Gerais. O estudo teve como objetivo analisar a questão da qualidade da educação em duas perspectivas complementares: a análise das políticas para educação básica implementadas nas duas últimas décadas e a visão dos professores em exercício sobre a qualidade da educação básica. A coleta de dados privilegiou a realização de entrevistas com professores distribuídos na diferentes redes e estados. O estudo evidenciou que, para se atingir uma educação básica de qualidade, é preciso contemplar, de forma articulada: uma política de valorização dos trabalhadores da educação; maior investimento em recursos humanos e infra-estrutura para as escolas; elaboração de um projeto político pedagógico apropriado ao trabalho docente e à sala de aula e métodos pedagógicos coerentes com as necessidades dos alunos.

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Como Citar

FERNANDES COSTA, Ana Sheila; AKKARI, Abdeljalil; SOUZA SILVA, Rossana Valéria. Educação básica no brasil: políticas públicas e qualidade. Práxis Educacional, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 73–93, 2012. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/666. Acesso em: 14 maio. 2025.