A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar

Authors

  • Aline Juliana Oja
  • Luciana Ponce Bellido Giraldi
  • Marcia Cristina Argente Perez

Abstract

Dominar a leitura e a escrita traz consigo consequências sociais, culturais políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas a quem aprende. Logo, aqueles que não adquirem tal saber ficam excluídos da esfera da sociedade letrada. Ao considerar isso, o objetivo deste estudo foi discutir a relação entre a aprendizagem da leitura e da escrita e, neste sentido, refletir sobre o desempenho escolar de alunos/crianças. Aborda os avanços no campo conceitual na área da alfabetização e permanente necessidade de transportá-los à prática docente começando pelos questionamentos sobre os saberes, posturas e intervenções pedagógicas necessárias ao professor alfabetizador e que podem servir de base  para o direcionamento dos processos formativos dos docentes e o melhor entendimento do desempenho escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

OJA, Aline Juliana; BELLIDO GIRALDI, Luciana Ponce; ARGENTE PEREZ, Marcia Cristina. A infância na escola: aprendizagem da leitura e escrita como determinante do desempenho escolar. Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 27–46, 2012. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/685. Acesso em: 14 may. 2025.