Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral

Authors

  • Sérgio Pereira da Silva

Keywords:

Dicotomia, Pedagogia pragmática versus pedagogia moral, Práticas de ensino

Abstract

Este artigo relata a crescente demanda por referências e práticas pedagógicas pragmáticas no cotidiano das práticas de ensino do sudeste goiano e indaga se seria indício de uma eventual exaustão do discurso moral na Pedagogia. Condiciona esse fenômeno pedagógico ao impasse que dicotomiza teoria x prática. Analisa e critica essa dicotomia do ponto de vista epistemológico. Respaldado nessa análise, nega a exaustão da Pedagogia Moral e faz a apologia do sentido integrador e dialético entre práticas de ensino, práticas sociais e pensamento/reflexão.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-12-11

How to Cite

SILVA, Sérgio Pereira da. Crescente demanda por pedagogias pragmáticas e a exaustão do discurso moral. Práxis Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 127–146, 2020. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/534. Acesso em: 14 may. 2025.