O LETRAMENTO ESTÉTICO NA CONSOLIDAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DE JOVENS E ADULTOS CAMPONESES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5703Keywords:
Letramento Estético, Artes, Educação do Campo, Pensamento Teórico, Educação de Jovens e AdultosAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como se desenvolve o letramento estético a partir de signos visuais e da escrita para compreender a realidade do jovem e do adulto brasileiros da Educação do Campo. Este estudo se fundamentou na teoria Histórico-Cultural e teve como método o Experimento Didático-Formativo. Corrigir ou amenizar problemas que aparecem na leitura e na escrita, buscando melhorá-las, é uma forma de pensar numa possibilidade de multiletramentos, na qual o letramento estético configura aspecto essencial, pois na pesquisa realizada, os alunos passaram a escrever melhor após produzirem histórias em quadrinhos. Melhoraram a escrita. Isso é belo, beleza: caráter de bem feito; coerente, definida e boa forma.