Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania

Authors

  • Paulo Marcelo M. Teixeira

Keywords:

Cidadania, Educação, Ensino de Biologia, Representações dos Professores

Abstract

Os limites do Ensino de Biologia no contexto da escolarização voltada para formação da cidadania entram em discussão, com enfoque especial para a questão dos professores e suas representações sobre cidadania. Utiliza resultados obtidos a partir de investigação, envolvendo os professores de Biologia. Eles foram entrevistados, buscando-se compreender como interpretam a responsabilidade que lhes cabe, como agentes de formação para a cidadania. Em específico, a análise do conteúdo das entrevistas enfocou as representações dos docentes sobre cidadania e revelou obstáculos que devem ser superados, envolvendo, entre outras coisas, a formação inicial e continuada dos educadores.

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Published

2009-06-06

How to Cite

TEIXEIRA, Paulo Marcelo M. Problematizando as concepções dos professores de biologia sobre a questão da cidadania. Práxis Educacional, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 107–128, 2009. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/591. Acesso em: 13 may. 2025.