Construtivismo na aula de dança

Autores

  • Neila Cristina Baldi
  • Ciane Fernandes

Palavras-chave:

Construtivismo, Dança, Pedagogia da dança

Resumo

Este artigo discute sobre a prática docente em dança, desenvolvida ao longo de duas décadas, que se utiliza do construtivismo pós-piagetiano. O ensino de dança tem se caracterizado pela utilização da chamada pedagogia tradicional, em que o método mais utilizado é o da demonstração. Secularmente, a dança vem sendo ensinada a partir de uma perspectiva de que o professor é o detentor do conhecimento e de que o aluno deve copiar aquilo que lhe é demonstrado. No entanto, as teorias da educação foram se modificando nos últimos anos e, portanto, nada mais natural que a dança busque também outras formas de ensino. Nesta perspectiva, a prática docente descrita neste artigo apoia-se nos ensinamentos de Jean Piaget, bem como nos conhecimentos advindos de dois teóricos do movimento: Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers. A presente discussão faz parte da pesquisa de Doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2015-09-27

Como Citar

BALDI, Neila Cristina; FERNANDES, Ciane. Construtivismo na aula de dança. Práxis Educacional, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 133–151, 2015. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/909. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático