Antropologia, etnografia e educação: questões de/para a pesquisa a partir da etnologia indígena

Authors

  • José Valdir Jesus de Santana
  • Clarice Cohn

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.956

Keywords:

Antropologia, Educação, Etnografia

Abstract

Neste artigo interessa-nos pensar a relação entre antropologia, etnografia e educação a partir de um duplo exercício: primeiramente, refletir acerca da possibilidade de construção de um diálogo entre antropologia, etnografia e educação, como tem sido discutido por Gusmão (1997, 2003, 2010, 2015), Dauster (1996, 2007, 2014), Rocha e Tosta (2009), Tosta e Rocha (2014), Oliveira (2012, 2013a, 2013b, 2013c), dentre outros; por outro lado, procuraremos demonstrar como esse diálogo tem sido construído a partir das experiências escolares entre povos indígenas em nosso país, e do como a etnografia tem se tornado central para a compreensão dessas experiências.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-04-17

How to Cite

JESUS DE SANTANA, José Valdir; COHN, Clarice. Antropologia, etnografia e educação: questões de/para a pesquisa a partir da etnologia indígena. Práxis Educacional, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 112–138, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.956. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/956. Acesso em: 14 may. 2025.

Most read articles by the same author(s)