POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS EM MANAUS: DESAFIOS À PESQUISA EM EDUCAÇÃO.

Autores/as

  • Nádia Maciel Falcão
  • Rafaela Silva Marinho

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4107

Resumen

Apresenta resultados de investigações relacionadas às políticas públicas de juventude implementadas pelas Secretarias de Juventude de âmbito estadual (Amazonas) e Municipal (Manaus), com foco nas ações voltadas para a inserção profissional de jovens e aponta questões relacionadas à temática que são importantes para a composição da agenda da pesquisa científica sobre a educação na realidade amazônica. Os dados decorrem da análise de documentos relacionados aos programas, projetos e outras ações propostas no período de 2005 a 2016 pelos órgãos do poder público estadual do Amazonas e do Município de Manaus, responsáveis pela promoção de políticas públicas para esse segmento da população. O mapeamento das ações e o levantamento das concepções de juventude que fundamentam as políticas públicas de juventude no cenário local, oportunizados pelos estudos realizados, indica a permanência de ações descontínuas e fragmentadas, além de tecnicamente frágeis, refletindo pouca compreensão da noção do jovem enquanto sujeito de direito, a qual vem sendo disputada no cenário político e acadêmico como alternativa de superação da noção de juventude enquanto problema social e fase de mera transição.

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Publicado

2018-08-06

Cómo citar

FALCÃO, Nádia Maciel; MARINHO, Rafaela Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INSERÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS EM MANAUS: DESAFIOS À PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 213–230, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i29.4107. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/4107. Acesso em: 14 may. 2025.