EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6359Palavras-chave:
Educação das relações étnico-raciais, Formação docente, Lei 10639/03Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o II Curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-Brasileiras, oferecido pelo programa “Ações Afirmativas”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2009, considerando seus reflexos nos saberes profissionais e nas práticas pedagógicas dos(as) docentes cursistas que lecionam na cidade mineira de Juatuba. Tratase de um estudo de abordagem qualitativa, que utiliza as entrevistas e as análises dos documentos referentes ao curso e às práticas docentes como principais instrumentos de coleta de dados. No processo analítico, utilizaram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais como principal referência para compreender o nível qualitativo do curso e o diálogo constante com as pesquisas que abordam a temática em destaque. Dentre as importantes questões abordadas, destacam-se a análise crítica das propostas das disciplinas cursadas, de suas metodologias e do material didático utilizado e as considerações sobre como acontecem os processos de reflexão dos saberes e sua transposição para as práticas pedagógicas, ressaltando a categoria “Diálogos docentes” enquanto prática necessária à política educacional da diversidade. Tais reflexões se tornam pertinentes, na medida em que permitem, com base em um estudo de caso, explicitar como acontecem os processos formativos que abordam a ERER e identificar seus reflexos nos saberes docentes e nas práticas pedagógicas, tendo como pano de fundo o complexo processo de implantação e implementação da Lei 10.639/03 no âmbito educacional do País.
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