Estágio supervisionado nos cursos de licenciatura: pesquisa, extensão e docência

Autores/as

  • Ester Maria de Figueiredo Souza
  • Angela Maria Gusmão Santos Martins

Palabras clave:

Currículo, Educação, Formação Docente

Resumen

O trabalho expõe o desenvolvimento do componente estágio supervisionado em três dimensões: a pesquisa, a extensão e o ensino. Referencia-se nas resoluções CNE/CP Nº 1/2002 (BRASIL, 2002a) e CNE/CP Nº 2/2002 (BRASIL, 2002b) que orienta a distribuição da carga horária para os cursos de licenciatura. Essa orientação induziu os cursos de formação de professores a adequar, reestruturar ou adotar novos currículos. Polemiza-se acerca do componente curricular estágio supervisionado e da sua obrigatoriedade mínima de 400 horas; o caráter facultativo de liberação de até 200 horas e apresentamos os resultados do estudo por meio da avaliação do currículo em curso e pelos depoimentos avaliativos de estudantes dos cursos de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Conclui com a formatação da proposta para o desenvolvimento dos estágios em curso de formação de professores.

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Cómo citar

DE FIGUEIREDO SOUZA, Ester Maria; GUSMÃO SANTOS MARTINS, Angela Maria. Estágio supervisionado nos cursos de licenciatura: pesquisa, extensão e docência. Práxis Educacional, [S. l.], v. 8, n. 13, p. 143–156, 2013. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/711. Acesso em: 14 may. 2025.

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