Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física

Autores/as

  • Ana Luiza Barbosa Anversa
  • Vânia de Fátima Matias de Souza

Palabras clave:

Gramsci, História da educação, Formação inicial em educação física

Resumen

As relações sociais estabelecidas na sociedade pautam se no sistema neoliberal, cujo enfoque centra-se na exclusividade das palavras eficiência e qualidade, o que acaba influenciando o ambiente escolar, interferindo no processo de socialização dos saberes historicamente produzidos, precarizando o trabalho docente e restringindo as ações e atuações do professor, em todas as áreas do conhecimento em especial no campo da educação física, que enfrenta embates quanto a sua legitimidade no contexto escolar. A partir dessa constatação, o estudo, busca por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar as discussões no campo dos saberes historicamente produzidos a fim de verificar possíveis ilações e caminhos para estruturar um pensamento crítico reflexivo, a partir dos estudos de gramscianos, acerca da linearidade técnica instrumental, racionalizada como sendo a verdade absoluta da área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-04-17

Cómo citar

BARBOSA ANVERSA, Ana Luiza; MATIAS DE SOUZA, Vânia de Fátima. Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física. Práxis Educacional, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 153–174, 2016. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/910. Acesso em: 14 may. 2025.