Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu

Autores/as

  • Vânia Rita Donadio Araújo

Palabras clave:

Educação, Sociedade, Desigualdades sociais

Resumen

Um dos objetivos deste artigo é apresentar algumas contribuições do pensamento de Bourdieu para o campo pedagógico, reflexões sobre a natureza do trabalho escolar e dificuldades concretas na prática pedagógica, visualizando, na relação escola e sociedade, o processo de reprodução das desigualdades sociais. Para Pierre Bourdieu, a educação perde o papel de instituição transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm se legitimam os privilégios sociais. Esse autor deixou uma série de pistas e idéias, que, a nosso ver, colaboram para uma reflexão sobre as problemáticas vividas no campo pedagógico.

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Publicado

2017-08-22

Cómo citar

ARAÚJO, Vânia Rita Donadio. Pensando a relação escola e sociedade na perspectiva de Bourdieu. Práxis Educacional, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 57–70, 2017. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/512. Acesso em: 13 may. 2025.