O sentido da educação que vem da experiência: as idéias de John Dewey

Autores

  • Ângela Maria Gusmão Santos Martins

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Escola, Experiência

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o significado da experiência para a educação escolar, à luz do referencial oferecido por John Dewey nas obras “Democracia e Educação” (1959) e “Experiência e Educação” (1979), que buscam tornar claro o sentido da filosofia da experiência e identificar os elementos da relação pedagógica. Essas idéias são de grande valia, pois apresentam argumentos e esclarecimentos sobre a relação entre educação e experiência. Para Dewey, todo processo educativo deve ser dirigido para a consecução de fins sociais amplos, previamente definidos, e o propósito básico da escola deve ser o de proporcionar as condições que permitam ao aluno tratar experimentalmente as situações que lhe são apresentadas no dia-a-dia da sala de aula. A idéia da atitude experimental deve ter o seu campo de ação no modo de vida democrático.

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Publicado

2020-12-11

Como Citar

MARTINS, Ângela Maria Gusmão Santos. O sentido da educação que vem da experiência: as idéias de John Dewey. Práxis Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 147–163, 2020. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/535. Acesso em: 14 maio. 2025.