LETRAMENTO CRÍTICO: O GÊNERO RAP EM UM PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5664Palavras-chave:
Formação Profissional, Letramento, Letramento CríticoResumo
Neste artigo relatamos o processo de letramento profissional crítico dentro de uma experiência exitosa realizada via Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras. As atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas sob sustentação da concepção interacional-dialógica de língua-linguagem em que os gêneros discursivos são basilares para a reflexão e compreensão dos papéis sociais dentro da sociedade organizada. A perspectiva de ação-docente com vistas para o letramento crítico é desenvolvida com base na reflexão-elaboração-execução-reflexão cujo desenrolar assim ocorre: seleção da sustentação teórica para os princípios pedagógicos, elaboração do projeto de ensino, práticas de ensino-aprendizagem, reflexões do processo de letramento profissional docente. A base metodológica para as análises semióticas dos relatos docentes tem cunho qualitativo numa perspectiva etnográfica.