ENSINO MÉDIO, O LEITOR E A LITERATURA: OS VÁRIOS SENTIDOS DA TEORIA DA RECEPÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5671Palavras-chave:
Teoria da Recepção, Literatura, Ensino Médio Brasileiro, BNCCResumo
No Ensino Médio Brasileiro, os Currículos direcionam o estudo da Literatura para uma sequência temporal de escolas/períodos literários, autores e contextos históricos, que, dependendo de como são apresentados, tornam-se poucos atrativos e até distantes da realidade dos estudantes contemporâneos, imersos na era digital. Diante deste paradoxo, em que a leitura, embora extremante importante, distancia-se do estudante/leitor desta etapa de ensino da educação básica brasileira, este artigo, sob o viés da Teoria da Recepção (JAUSS et al., 2002; ZILBERMAN, 2012), aborda questões sobre o ensino de Literatura (COSSON, 2009; 2014; TINOCO, 2010; 2014) no Ensino Médio público brasileiro, pautado na relação dialógica (BAKHTIN, 2003; 2017) entre jovens leitores da atualidade, os quais estão inseridos numa sociedade com fácil acesso à informação e comunicação mediadas pelas tecnologias, e o texto literário. Para tal abordagem, foram observadas as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio que embasarão a criação dos novos currículos escolares do país a partir de 2019 e suas manifestações que coadunam com a ideia de que o ensino de Literatura pode ser mais atrativo para os leitores contemporâneos.