O SILENCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A IMPORTÂNCIA DO BILINGUISMO NO PROCESSO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5675Palavras-chave:
Bilíngue, Libras, SurdoResumo
O presente artigo busca refletir sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e sua inserção no ensino básico. Assim, objetiva-se entender acerca da realidade da comunidade surda e da necessidade emergencial de se ter uma Educação Bilíngue, voltada para a formação de crianças e adultos com surdez, já que é por meio da Libras que o indivíduo surdo pode se sentir realmente integrado na sociedade. A Educação Bilíngue possibilita o desenvolvimento das habilidades do sujeito, facilitando assim, a aquisição de escrita e de leitura em Libras e Português com maior autonomia. Outro aspecto positivo é a forma como a sociedade pode passar a enxergar a pessoa surda e usuária da Língua Brasileira de Sinais, propondo maior conhecimento sobre a importância desse idioma para todos em ambiente escolar. Brasil (2002; 2005; 2006; 2015), Goldfeld (2002), Lima (2015), Gesser (2009) e Quadros (1997; 2004) embasam as discussões propostas.