A TEMÁTICA INTELECTUAIS NA ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SERGIPE (2004-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5689Palavras-chave:
História da Educação, Intelectual, SergipeResumo
Este artigo analisa implicações resultantes de significados associados ao termo intelectual em teses e dissertações defendidas entre os anos de 2004 a 2018 nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade Tiradentes (UNIT). Foram selecionados os trabalhos de história da educação que investigaram trajetórias, funções e produtos intelectuais, a partir de uma análise teórica do conceito de intelectual. A partir da pesquisa bibliográfica, percebeu-se que a interface entre historiografia da educação e o conceito de intelectual colocou em destaque sujeitos antes desconhecidos no campo da educação, bem como uma ressignificação das ações e funções dos intelectuais. Isso porque os interesses, as ideias, os discursos e ações na área educacional foram associados aos seus contextos de produção e recepção que, muitas das vezes, envolveram outros cenários como o político, intelectual, religioso, jornalístico e artístico.