MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE SURDOS: O CASO DO INES POR PROFESSORES E ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5858

Palavras-chave:

Educação de surdos, Medicalização, Narrativas

Resumo

O processo de medicalização da surdez tem na educação um campo rico de discursos e práticas. Apresentamos narrativas de professores e alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) nas quais percebemos a medicalização sendo operada. Trata-se de um recorte da pesquisa para tese em Educação que procurou compreender a inserção de surdos como professores no INES. No estudo de caso entrevistamos professores dos quadros de servidores ativos e aposentados, alunos, e realizamos pesquisas bibliográfica e documental. Esclarecemos como compreendemos a medicalização da surdez nas propostas de formação, destacando como se manifestou no INES posteriormente. Recusar a medicalização na surdez significa não impor padrões aos surdos.

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Biografia do Autor

Aline Lima da Silveira Lage, Instituto Nacional de Educação de Surdos - Brasil

Doutora em Educação, pela UFRJ; Professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPESS- UFRJ) e Grupo de Pesquisas Formação de Professores (de) Surdos (INES).

Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Doutora em Psicologia, pela UnB; Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Docente do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFRJ; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPESS- UFRJ).

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

DA SILVEIRA LAGE, Aline Lima; KELMAN, Celeste Azulay. MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE SURDOS: O CASO DO INES POR PROFESSORES E ALUNOS. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 19–42, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5858. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/5858. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático

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