PATOLOGIZAÇÃO DA TIMIDEZ: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5860

Palavras-chave:

Patologização, Professores, Timidez

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar as concepções de professores sobre o aluno tímido, considerando suas percepções acerca da aprendizagem em sala de aula. Utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Observou-se que a concepção dos professores em relação aos alunos tímidos funciona como limitadora da aprendizagem escolar. Constatou-se, ainda, que as caracterizações atribuídas a esses estudantes apresentaram significativa presença do discurso de patologização, elevando a timidez à condição de desordem psicológica. Em suma, imperou a tendência de reduzir singularidades humanas a designações médicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí – Brasil

Doutor em Educação, Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Parnaíba, Piauí, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar (PSIQUED).

Thaisa da Silva Fonseca, Faculdade de Ensino Superior do Piauí - Brasil

Mestra em Psicologia, Universidade Federal do Piauí (UFPI); Professora, Faculdade de Ensino Superior do Piauí (FAESPI), Teresina, Piauí, Brasil; Núcleo de Pesquisa e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar (PSIQUED).

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

NEGREIROS, Fauston; FONSECA, Thaisa da Silva; COSTA, Tatiane dos Santos. PATOLOGIZAÇÃO DA TIMIDEZ: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 61–83, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5860. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/5860. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)