TEM REMÉDIO PARA A EDUCAÇÃO? CONSIDERAÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5863Palavras-chave:
Desenvolvimento Atencional, Medicamentalização, Psicologia Histórico-CulturalResumo
O texto tem como objetivo compreender as relações existentes entre as dificuldades no processo de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e o aumento do índice de crianças com queixas de transtornos de aprendizagem e medicadas. Trata-se de uma pesquisa de campo com o referencial da Psicologia Histórico-Cultural. A coleta de dados foi realizada por censo utilizando- se de questionário. Os dados obtidos em oito municípios apontam que o diagnóstico mais comum foi o de TDAH e os psicoestimulantes o medicamento mais receitado. O maior número de crianças medicamentalizadas encontra-se na segunda e terceira séries do Ensino Fundamental, período no qual as políticas públicas esperam que elas estejam plenamente alfabetizadas.