CONOCIMIENTOS Y HABILIDADES DE ESTUDIANTES DE KINESIOLOGÍA PARA LA PRÁCTICA BASADA EN EVIDENCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5868Palavras-chave:
Kinesiología, Práctica Basada en Evidencia, EstudiantesResumo
Introdução: A prática baseada em evidências (PBE) é o uso da melhor evidência disponível para a tomada de decisão clínica, para isso são necessários conhecimentos e habilidades mínimas. Objetivo: Avaliar os conhecimentos e habilidades de estudantes de fisioterapia para a prática baseada em evidências. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva, transversal e quantitativa com 92 estudantes de fisioterapia de uma universidade privada do interior da Bahia. Esses alunos foram avaliados através do Teste de Fresno Modificado, composto por 13 questões sobre conhecimentos e habilidades para a PBE. Resultados: A amostra desta pesquisa foi composta por 92 estudantes, com idade média de 21,86 anos (± 3,011), sendo 6 (6,52%) do sexo masculino e o restante do sexo feminino (N = 86; 48%), na avaliação do Teste de Fresno Modificado, a pontuação média foi de 6 pontos, o que demonstra que os alunos tinham pouco conhecimento sobre as etapas do PBE. Conclusão: Os baixos escores encontrados nesta pesquisa mostram que há um déficit de ensino sobre a PBE na população estudada, o que representa uma barreira para a implementação dessa prática pelos futuros profissionais.