O FUTURO PODE TER MUITOS NOMES: SIGNIFICANDO O FOREGROUND
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5898Resumo
O presente artigo busca promover uma reflexão acerca da construção do conceito de foreground, da apropriação desse pelos pesquisadores brasileiros em seus trabalhos e das contribuições desse conceito para compreender questões contemporâneas que emergem do cotidiano escolar de nossas instituições. Constitui-se como estudo bibliográfico desenvolvido qualitativamente, recorte de uma dissertação de mestrado. Evidenciamos, então, que o conceito de foreground não é fechado, finalizado. Envolve uma teia complexa, configurado a partir das vivências que geram emoção e envolvem a imaginação, está em movimento. Nas pesquisas brasileiras emerge de forma tímida em termo de número de trabalhos, mas se coloca como inovador e pode se constituir como instrumento para diferentes campos do conhecimento, com pesquisas preocupadas com o indivíduo e sua inserção na teia social, que tratem das intenções, expectativas, aspirações e esperanças desse indivíduo, bem como das oportunidades sociais, políticas e econômicas que a sociedade oportuniza a ele.