A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A SERVIÇO DE FORMAR-SE PARA OS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5901Palavras-chave:
Educação especial, Educação inclusiva, Formação continuada docenteResumo
O presente estudo de abordagem qualitativa aborda a formação continuada de professores relacionada à Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A interlocução é construída por meio de levantamento bibliográfico envolvendo a produção acadêmica da área. Faz-se a seguinte problematização: Quais conhecimentos podem caracterizar o fazer docente para os processos escolares inclusivos? Os apontamentos da literatura acadêmica manifestam que prevalecem os modos de conhecer instrumentalistas e desconexos da reflexão no espaço escolar. A partir da investigação, afirma-se como diretrizes da formação continuada docente para os processos escolares inclusivos: o trabalho colaborativo entre os agentes escolares o conhecimento pedagógico por meio da articulação entre teoria e prática; e a valorização do espaço de reflexão docente nos cotidianos.