AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5904Palavras-chave:
Educação Física, Formação de professores, Práticas de leituraResumo
Inserido no campo das discussões sobre letramento acadêmico, com um olhar mais atento para os processos de formação inicial de professores, o presente artigo traz os resultados de um estudo que teve como objetivo verificar as práticas de leitura de estudantes de uma licenciatura em Educação Física e a contribuição que a formação traz para a ampliação dessas práticas. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário a 69 estudantes, ingressantes e concluintes. Os resultados apontam para práticas de leitura incipientes, prevalência de leitura de artigos acadêmicos e para estratégias de repetição do texto lido com vistas a uma melhor compreensão. Embasam teoricamente a pesquisa: Tardif (2011), Andrade (2007), Kleiman (2006) e Fiad (2011).