THE INTERCONNECTION OF INHIBITORY CONTROL AND THE INTERNAL PICTURE OF HEALTH IN PRIMARY SCHOOLCHILDREN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5929

Palavras-chave:

controle inibitório, uadro interno de saúde, escolares, meninos e meninas

Resumo

Supomos que a atitude consciente da saúde de uma pessoa, quando realizada em uma ação específica, deva estar conectada a certas características psicofisiológicas objetivas, por exemplo, ao controle inibitório. O objetivo da presente pesquisa foi estudar a inter-relação do controle inibitório e do quadro interno de saúde (mais conhecido como IPH) em escolares do ensino fundamental. Foram examinados 72 escolares do ensino fundamental (idade média (DP): 10,3 (0,9) anos). O controle inibitório foi avaliado pela ferramenta ReBOS (Vergunov, Nikolaeva, 2018). O nível de IPH foi medido por um questionário (Nikolaeva et al., 2014). Verificou-se que quanto mais alto o nível de IPH, maior o controle sobre suas ações. A maneira como as meninas respondem à participação em uma atividade está diretamente relacionada ao seu desenvolvimento de IPH. Porém, diferentemente dos dados obtidos no grupo dos meninos, o controle inibitório das meninas não está relacionado ao seu nível de IPH.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera S. Merenkova, Bunin Yelets State University - Russia

Department of psychology and psychophysiology, Bunin Yelets State University, YelSU, Kommunarov str., 28.1. Yelets, 399770, Russian Federation.

Oksana E. Elnikova, Bunin Yelets State University - Russia

Department of psychology and psychophysiology, Bunin Yelets State University, YelSU, Kommunarov str., 28.1. Yelets, 399770, Russian Federation.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

MERENKOVA, Vera S.; ELNIKOVA, Oksana E. THE INTERCONNECTION OF INHIBITORY CONTROL AND THE INTERNAL PICTURE OF HEALTH IN PRIMARY SCHOOLCHILDREN. Práxis Educacional, [S. l.], v. 15, n. 36, p. 552–565, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5929. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/5929. Acesso em: 14 maio. 2025.