As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros

Autores

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho

Palavras-chave:

Culturas Indígenas, Infância, Prática Pedagógica

Resumo

O objetivo deste texto é estabelecer, a partir das falas das crianças Sateré-Mawé, o cruzamento entre os saberes vividos por elas no cotidiano de sua comunidade indígena e os saberes instituídos pela escola regular, destacando os (des)encontros que foram emergindo no processo da pesquisa e que configuraram a distinção entre os lugares das culturas indígenas, totalmente ausentes no contexto escolar, e a lógica da escola que determina a existência de uma hierarquia de saberes em que os padrões da vida social urbana devem ser seguidos como o modelo hegemônico vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches. As culturas infantis indígenas e os saberes da escola: uma prática pedagógica dos (des)encontros. Práxis Educacional, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 139–156, 2010. Disponível em: http://app-testes-periodicos.uesb.br/praxis/article/view/622. Acesso em: 14 maio. 2025.