Renaturação ou corrupção: a encruzilhada da educação em Rousseau

Authors

  • Adriano Eurípedes Medeiros Martins

Keywords:

Jean-Jacques Rousseau, Educação, Corrupção, Renaturação

Abstract

Para Rousseau os homens tenderam à corrupção. A educação torna-se fundamental como contraponto, posto que ela poderá propiciar a retirada dos indivíduos dessa situação e ajudá-los a restituir as luzes da época do estado de natureza. Eis a encruzilhada: uma via leva à corrupção; a outra à renaturação. Como escolher? As bases fundantes do processo educacional rousseauniano preconizam uma profunda reflexão destes caminhos, aos quais não se chega pela mera escolha do “querer”, mas sim do “poder”.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

Eurípedes Medeiros Martins, A. (2017). Renaturação ou corrupção: a encruzilhada da educação em Rousseau. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (16). Retrieved from http://app-testes-periodicos.uesb.br/aprender/article/view/2344